12/01/2016
› COMDICA dá posse aos novos Conselheiros Tutelares de Alto Alegre

Em solenidade realizada na Sala de Reuniões do Paço Municipal de Alto Alegre na manhã do último domingo, dia 10, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alto Alegre – COMDICA empossou os cinco Conselheiros Tutelares eleitos no Primeiro Processo de Escolha em Data Unificada para membros do Conselho Tutelar de Alto Alegre/SP, para o quadriênio 2016/2019.

Foram empossados para mandato de 10/01/2016 a 09/01/2020 os Conselheiros Ariane Alves Silva Requena, Juraci Miranda, Maycon Vinícius Casaroto Brandão, Marilucia Regina Ferreira Santos e Tatiana de Andrade Fulanetti, que fizeram o juramento.

A solenidade foi presidida pela Presidente do COMDICA, Maria Dolores Sanches Arroyo, que destacou aos presentes a importância do papel do Conselheiro Tutelar na Comunidade, e a grande responsabilidade que estavam assumindo naquele momento, desejando a eles um ótimo trabalho na defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Alto Alegre.

Representando a Prefeita Municipal Helena Berto (PV), o Assessor Jurídico da Prefeitura de Alto Alegre e também membro do COMDICA, Dr. Carlos Sussumi Ivama, parabenizou os Conselheiros pela assunção ao cargo, destacando a lisura de todo o certame, onde não foi registrado nenhum incidente. Destacou também a importância do Curso de Formação e Capacitação a que foram submetidos, a fim de que conhecessem as reais funções de um Conselheiro Tutelar, sugerindo a eles a realização de reuniões em escolas, igrejas, CRAS e outros programas e projetos governamentais desenvolvidos no Município, a fim de melhor orientar a população sobre a atuação do Conselho Tutelar.

“Muitas vezes as pessoas buscam no Conselho Tutelar e até mesmo no COMDICA uma atuação que não é própria dos mesmos, mas sim de outros órgãos como a própria polícia. Sempre buscamos orientar as pessoas nesse sentido, a fim de que a salvaguarda de direitos seja mais rápida e efetiva, daí a importância de esclarecer as atribuições à população”, disse Ivama.

Confira o juramento dos Conselheiros Tutelares de Alto Alegre:
“Juro, diante de Deus e da sociedade,  que no exercício de minha função, conduzirei de forma ética, eficaz e com responsabilidade, respeitando a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e toda a Legislação pertinente, zelando para que os direitos da criança e do adolescente sejam garantidos, pois, sem a defesa dos direitos não há futuro que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize. Eu Juro!”

O Conselho Tutelar de Alto Alegre funciona na Rua José Gomes da Pena, n°. 129, das 8h as 17h. O telefone do Conselho é o 3657-1387 e no Plantão os Conselheiros atendem pelo celular 9722-5744.